Usar a criatividade não é mais uma habilidade apenas para profissionais de criação. Em todos os campos é necessária uma busca constante de inovação, desde novos modelos de negócios, planos de ações e até melhorias de processos produtivos.

Hoje em dia, os consumidores estão mais exigentes e saturados da mesma abordagem. Quem compreendeu as novas necessidades dos consumidores está sempre em constante processo de inovação e explorando novas possibilidade. Seja no produto, na campanha, no ambiente ou na experiência de compra do cliente.

E mesmo com esse cenário, é raro encontrarmos lojas com ambientes inovadores, produtos e campanhas com propostas diferenciadas
Mas, você pode trabalhar a sua criatividade, exercitar suas habilidades, encarar as mudanças e transformá-las em ótimos resultados

 

👉 1 – Reformule o problema
Isso mesmo, pense no problema em si. Se você não está encontrando boas soluções e respostas, é bem provável que não tenha feito as perguntas corretas. Formule o problema com perguntas desafiadoras que causem reflexões, utilize de perguntas que abram o leque de soluções, possibilidades e que requeira investigação e origem as novas perguntas.

👉 2 – Não julgue antes da hora
Saiba separar a fase de desenvolvimento de ideias da fase de consideração. Comece anotando todas as ideias que aparecer, mesmo aquelas aparentemente fora de cogitação. As ideias que não forem utilizadas, podem gerar outras soluções ou serem amadurecidas.
Não tenha pressa e mantenha-se confiante durante o processo criativo. Não faça pré-julgamento, muitas vezes após algumas análises mais amplas do problema a ideia inicial pode se tornar eficaz.

👉 3 – Analise as ideias com visões diferentes.
Ao realizar a avaliação das ideias, use vários critérios para classificá-las de formas diferentes. Quando estamos durante o processo de considerações e analisando suas viabilidades tendemos a ser conservadores e triviais, desta forma corremos o risco de eliminar ideias diferentes e inovadoras. Explore para que as soluções sejam vistas com visões diferentes.

👉 4 – Errar é normal, não tenha medo
Medo é um obstáculo ao processo criativo e às inovações. Ele irá bloqueá-lo e fazer com que não saia do lugar, trabalhe a sua convicção.
Falhar é normal e para crescer precisamos sair da zona de conforto. Liberte-se do medo e arrisque-se.

👉 5 – Use a criatividade sempre

Molde sua cabeça e treine sua criatividade todo dia, seja curioso, flexível e confronte desafios.
Mantenha durante todo o dia, a mente aberta e explore as situações cotidianas e enxergue tudo com novos olhos.