Se você nunca usou alguma ferramenta de automação de seguidores e curtidas, com certeza conhece alguém que já. Essa prática é bem comum, infelizmente, mas você sabe que essa “técnica” para se tornar relevante é irregular?

Não é de hoje que a plataforma não regulariza esse tipo de ação, além de prejudicar o funcionamento e o lucro da rede social, as automações são PÉSSIMAS estratégias para o seu perfil.

Mas desse texto, vamos te contar o porquê essa prática de ganhar curtidas e seguidores é tão prejudicial.

Afinal, o que são as automações e porque o Instagram proíbe?

Essa prática nunca foi liberada pela plataforma e, nos últimos anos, eles já derrubaram diversos aplicativos que vendiam esse “serviço”.

E a rede social vem constantemente trabalhando contra as interações não humanas, excluindo perfis que realizam spam e bloqueando ações de usuários, entre diversas outras punições.

Não, essa ação da plataforma de proibir, não é arbitrária. Existem bons motivos para dificultarem essa prática irregular. Veja quais são os principais motivos.

Investimento em anúncios no Instagram

Obvio que a plataforma quer que você gaste com anúncios dentro da ferramenta. Mas se você paga para outro aplicativo para conseguir “alcançar” mais pessoas na rede social, obviamente eles não iriam regularizar essa prática né?

Automação quebra o algoritmo

Depois do primeiro tópico, você deve estar pensando que eles proíbem a prática apenas por questões financeiras, certo? Afinal, se a prática afeta a lucratividade deles, obviamente irão marginalizá-la. Mas não é bem assim, eles não são os vilões, veja bem:

Você já ouviu sobre o algoritmo do Instagram e, que ele funciona a partir de critérios de relacionamentos e interações. Se as automações simulam falsas interações, logo o algoritmo trabalha com base em algo irreal.

Isso prejudica, inclusive, a experiência do usuário dentro da rede.

Podem impactar até no tempo que ele passa navegando na plataforma, diminuindo a quantidade de anúncios vistos, que interfere na relevância da rede social, levando ao baixo engajamento, empresas que preferem não anunciar mais dentro dele.

Bom, deu para entender o estrago né?

Automação pode virar spam

Tudo bem, automatizar pode parecer tentador. Curtir várias pessoas, seguir perfis e de quebrar poder ser visto mais vezes por outros usuários.

Mas nem tudo são flores assim, se essas automações forem excessivas demais (e você nunca quando foi ou não), seu perfil pode ser considerado spam.

Aprenda aqui como ganhar seguidores da forma correta!

Porque não usar automações no seu perfil?

Certo, já vimos os riscos e o porquê essa prática prejudica o INSTAGRAM em si. Mas você deve estar pensando: “Os lucros bilionários da plataforma não me interessam, eu quero saber é dos meus lucros”. Está errado? Não está.

Mas agora vamos te explicar o porquê não usar dessa tática e o quanto ela pode TE prejudicar.

Você pode ser bloqueado

Você já ficou bloqueado pela plataforma e foi impedido de curtir, postar foto, fazer stories, comentar alguma coisa? Você fica navegando sem poder fazer uma mínima interação.

Isso pode acontecer, porque caso a plataforma identifique algum comportamento robótico, ele pode (e vai) te bloquear e, pode ser por horas, dias ou até mesmo semanas.

Automação pode fazer você ser banido

É menos frequente isso acontecer, mas sua conta pode ser banida da plataforma. Afinal, essa prática é irregular e está tudo discriminado nos Termos de Uso (que ninguém lê) e se a sua insistência em quebrar as regras permanecer. Diga adeus ao seu perfil.

E só para esclarecer, caso seja banido por infringir os Termos de Uso, não existe forma de recuperar a sua conta.

Suas postagens podem ficar ocultas

Uma outra forma de te punir por infringir as regras é ocultando seus posts. Shadowban é uma referência ao ato de bloquear o usuário sem que ele perceba.

Ou seja, você continua ativo e parece que tudo está normal, contudo, seus posts ficam ocultos das pesquisas de hastags, de localização e na aba explorar. E isso afetará seu engajamento, interações com seus conteúdos e tudo mais.

Já percebeu que por mais que seus seguidores aumentem, quando você posta uma foto recebe pouquíssimas curtidas? Pois é, sinal de que a plataforma pode estar “boicotando” seu alcance.

Automação de seguidores não cria relação com eles

Um dos objetivos da rede social é criar relacionamento. E, não existe nada melhor para uma marca do que criar conexão com seus clientes.

Por isso, automatizar esse processo é ruim, você perde a oportunidade de gerar afinidade com eles, perde a chance de construir uma relação verdadeira e sólida com os seus seguidores.

Você pode produzir o melhor conteúdo, mas se o seu público foi criado através de robôs, você nunca será relevante.

Se você está buscando engajamento e resultados para as suas mídias, clique aqui e fale conosco.

Adoraríamos te ajudar!